Fonte: Diário Digital / Lusa & Sabrina Presman / Globalink Português
Data: 01-02-2006
O consumo de tabaco é proibido desde terça-feira em todos os estabelecimentos prisionais canadenses, anunciou uma porta-voz do Serviço correcional do Canadá.
Esta medida, aprovada em Julho passado, entrou em vigor terça- feira à meia-noite, nos 54 estabelecimentos prisionais do Canadá, precisou Catherine Bélanger.
Todavia, os reclusos serão autorizados a fumar ao ar livre ou em locais especialmente escolhidos, mas não nas celas, nem nas salas de visita, a fim de preservar também a saúde dos familiares, « com o objetivo de chegar à mesma evolução do que toda a sociedade», salientou.
Segundo Bélanger, o custo inicial da operação é avaliado em 233 dólares canadenses (164,7 euros) por cada pessoa que siga um programa de ajuda com o fornecimento gratuito de adesivos e medicamentos anti-tabaco, habitualmente não reembolsáveis.
Está ainda prevista uma campanha de sensibilização para os efeitos nefastos do fumo nas prisões com um orçamento de 800.000 dólares canadenses. A população prisional canadense elevou-se em 2004 a cerca de 12.000 pessoas, com apenas 400 mulheres encarceradas. O último estudo sobre o consumo de tabaco nas prisões remonta a 1996. Segundo as estatísticas, nesta data cerca de 75 por cento dos detidos eram fumadores.
Bélanger estima que este número baixou desde então devido às políticas de sensibilização, apesar de os fumadores estarem em maioria nas prisões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário