sábado, 14 de agosto de 2010

Diabetes e cigarro: uma dupla que não combina

Parar de fumar faz bem a qualquer pessoa, em qualquer momento. Mas existem sempre aqueles que se beneficiam ainda mais ao abandonar o tabagismo. E sem dúvida, os diabéticos se encaixam muito bem neste perfil.

Os diabéticos em geral preocupam-se muito com alimentação saudável, prática de exercícios e acabam esquecendo o vício do cigarro. Pensando desta forma, não se dão conta dos benefícios adicionais que poderão conquistar ao abandonarem o hábito tabágico.

1 - Parar de fumar diminui a deposição de colesterol nos vasos e contribui para a boa evolução do diabetes.

2 - Diabéticos fumantes têm maior chance de desenvolver doença renal diabética.

3 - Parar de fumar melhora a cicatrização dos tecidos, fator este muito importante na doença diabética.

4 - Poucas semanas após a interrupção do tabagismo há melhora da circulação nas extremidades, como pés e mãos.

5 - A interrupção do tabagismo leva ao melhor controle da pressão arterial, outro fator que contribui na boa evolução do diabetes.

6 - O cigarro diminui o apetite, além de piorar o olfato e paladar, podendo interferir no controle adequado da alimentação.

Além dos ganhos físicos citados acima, é importante lembrar que a interrupção do tabagismo melhora a auto-estima e traz motivação para enfrentar novos desafios. Portanto, diabéticos de todo o Brasil, uni-vos no combate ao tabaco. Parem de fumar agora e desfrutem de uma vida boa sem espaço para o cigarro.

Camille Rodrigues da Silva - Pneumologista, autora do livro "Apague o Cigarro de Sua Vida
Fonte:DIABETENET

Nenhum comentário:

Postar um comentário