quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Ações em escolas e universidades de controle do tabagismo

10/2009
Escolas e universidades de Pernambuco recebem, a partir de hoje, oficinas de controle ao tabagismo. A ideia da Secretaria Estadual de Saúde (SES) é que os professores e estudantes trabalhem o assunto em sala de aula e que as instituições de ensino superior possam implantar mais ambientes livres do fumo.

A oficina acontece até amanhã no Park Hotel, em Boa Viagem, zona sul do Recife. Dois consultores do Inca (Instituto Nacional do Câncer) estarão presentes no encontro e vão mostrar como os professores podem trabalhar nas escolas o combate ao tabagismo como um tema transversal, que pode permear um assunto de matemática, português ou história

Representantes da Secretaria Estadual de Educação e das Gerências Regionais de Educação, além de diretores da Universidade de Pernambuco (UPE), foram convidados para participar do evento. De acordo com Graça Galvão, coordenadora do Programa Estadual de Controle ao Tabagismo, na ocasião serão discutidos os assuntos ligados ao plano estadual de controle ao tabagismo e realizadas mais parcerias, para que as ações, que são de responsabilidade dos municípios, possam ter um maior impacto na vida das pessoas.

Durante a oficina, a Secretaria de Saúde vai solicitar à UPE a implantação de um ambiente livre do fumo e tratamento para os fumantes que queiram parar o vício no Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC).


Pernambuco contabilizou, no ano passado, 688 óbitos causados por câncer na traqueia, brônquio ou pulmão. O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima que 830 novos casos da doença surgiram apenas no ano passado no Estado, representando o segundo em maior incidência entre homens e o quarto em relação às mulheres. De acordo com o Inca, no
Brasil, o fumo é responsável por 90% das mortes por câncer nos órgãos do sistema respiratório, 25% dos óbitos causados por doenças coronarianas, 85% por doença pulmonar obstrutiva crônica e 25% por doenças cerebrovasculares.
Da Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR

Fonte:Diario de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário