segunda-feira, 22 de novembro de 2010

OMS diz que cigarros electrónicos sabotam estratégia contra o tabaco

Alerta Os cigarros electrónicos apresentados como uma solução para deixar de fumar "sabotam as estratégias da OMS" de luta contra o tabaco, denunciaram hoje a Organização Mundial da Saúde e associações antitabaco numa conferência no Uruguai.

Os cigarros electrónicos são "uma ferramenta para sabotar as estratégias destinadas a encorajar as pessoas a deixar de fumar", defendeu Eduardo Bianco, director regional da Aliança para a Convenção-Quadro da OMS pela luta antitabaco (CCLAT).

Os mais de 170 países que subscreveram o primeiro tratado internacional destinado a reduzir o consumo de tabaco, que entrou em vigor em Fevereiro de 2005, estiveram reunidos pela quarta vez esta semana em Punta del Este.

Os cigarros electrónicos, também chamados de e-cigarros, que são apresentados como uma forma de ajudar os fumadores a deixar de fumar, são geradores de aerossóis cuja forma lembra a dos cigarros "normais" e que produzem fumo artificial aromatizado, com ou sem nicotina.

As empresas que comercializam esse produto afirmam ser menos nocivo que os cigarros tradicionais e defendem que constituem uma solução para ajudar os consumidores a deixar o vício de fumar, o que é contestado pela OMS e por outras organizações não governamentais.

"Os cigarros electrónicos são apresentados como um instrumento certificado para deixar de fumar, mas não existem provas científicas que apoiem essa afirmação", lembrou Eduardo Bianco.

De acordo com um relatório da CCLAT, o aumento do consumo de cigarros electrónicos coincide com a entrada em vigor de leis que proibiram o tabaco em locais públicos.

Fonte: Diario de Notícias Globo

Um comentário:

  1. Sou consumidor de Cigarros Electrónicos e felizmente que o sou!

    Só tenha pena que notícias como estas sejam divulgadas e publicadas internet forum sem mencionar a fonte que as poderão credibilizar.

    Basta que um jornalista rídiculo lhe apeteça dizer o que quiser sobre o tema, sem mencionar estudos que comprovam que de facto é uma alternativa muito mais saudável aos cigarros tradicionais, para logo de seguida esta notícia seja um copy/paste internet fora.

    1. Alerta Os cigarros electrónicos apresentados como uma solução para deixar de fumar "sabotam as estratégias da OMS" de luta contra o tabaco, denunciaram hoje a Organização Mundial da Saúde e associações antitabaco numa conferência no Uruguai.
    R: Os Cigarros electrónicos não são nenhuma promessa para deixar de fumar. São uma alternativa para quem quer continuar a fumar, e são os seus próprios utilizadores, pela sua experiência satisfatória, os associam como método para deixar de fumar...mas atenção "dixar de Fumar cigarros Tradicionais". Agora como só interessa denegrir o tema, diz-se o que se quer....infelizmente.

    2. Os cigarros electrónicos, também chamados de e-cigarros, que são apresentados como uma forma de ajudar os fumadores a deixar de fumar, são geradores de aerossóis cuja forma lembra a dos cigarros "normais" e que produzem fumo artificial aromatizado, com ou sem nicotina.
    R: os Cigarros Electrónicos não deitam fumo, deitam vapor de água purificada.

    3.As empresas que comercializam esse produto afirmam ser menos nocivo que os cigarros tradicionais e defendem que constituem uma solução para ajudar os consumidores a deixar o vício de fumar, o que é contestado pela OMS e por outras organizações não governamentais.

    R: E de facto são menos nocivos, só que não interessa a muita gente que estes dispositivos tenham qualquer tipo de sucesso....adivinhe-se porquê... ;)

    4. "Os cigarros electrónicos são apresentados como um instrumento certificado para deixar de fumar, mas não existem provas científicas que apoiem essa afirmação", lembrou Eduardo Bianco.

    R: Quem é o Luis Bianco? Onde e quem publica que os Cigarros Electrónicos são certificados para deixar de fumar? Caro Luis, informe a fonte dessa notícia. Eu não conheço nenhum fabricante que diga que os seus produtos estão certificados para deixar de fumar!!

    Enfim, eu só lamento que não exista um estudo científico que coloque lado a lado os um Cigarro Electrónico e o compare com os malefícios de um Cigarro Tradicional. a OMS isto a OMS aquilo....OMS faça lá um estudo e compare este 2 métodos de fumar e divulguem os resultados...

    Provavelmente ainda tinha que abulir o uso do Cigarro Tradicional....mas isso não dava lá muito jeito pois não?

    ResponderExcluir