domingo, 23 de maio de 2010

Beber moderadamente pode prevenir contra AVC, mas fumar neutraliza todos os benefícios

Uma pesquisa, apresentada na reunião anual da Academia Americana de Neurologia, propõe que beber quantidades moderadas de bebidas alcoólicas pode prevenir acidentes vasculares cerebrais (AVC ou o popular “derrame”). Mas o hábito do tabagismo acaba com quaisquer benefícios do hábito.
Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, acompanharam os hábitos de bebidas e tabagismo de mais de 22 mil pessoas com idades entre 39 e 79 anos e que não tinham histórico de problemas cardíacos ou de AVC no início do estudo. Os participantes foram acompanhados por 12 anos, durante os quais 864 indivíduos tiveram algum tipo de acidente vascular cerebral.

O estudo diz que a associação entre os hábitos de bebidas alcoólicas e AVC foram significativamente diferentes entre fumantes e não fumantes. Os não fumantes, e que ingeriam quantidades moderadas de bebidas alcoólicas semanalmente – no máximo 21 doses*, não subsequentes, divididas ao longo do decorrer de sete dias – tinham o risco de AVC diminuído em 37% comparados aos abstêmios. E os resultados sugerem que o tabagismo pode influenciar radicalmente a relação entre esse fator protetor do álcool.

“Nossos dados podem ter grande impacto sobre a saúde pública, pois ficam claros os perigos da combinação de beber moderadamente e tabagismo para AVC”, diz Yangmei Li, um dos pesquisadores que participou da pesquisa.

“As relações entre consumo moderado de álcool e AVC variam consideravelmente de estudo para estudo. E é possível que esses resultados conflitantes possam ser explicados pela interação com o tabagismo”, afirma Li.

A pesquisa, entretanto, não faz apologia ao consumo desenfreado de bebidas alcoólicas, mas foca no consumo consciente e de forma parcimoniosa, com objetivos de beneficiar a saúde e apenas após consultar a opinião de um profissional da área médica.

* para saber quantas doses uma determinada quantidade de bebida equivale basta multiplicar o volume em milímetros por seu teor alcoólico e dividir por 1.000. Para uma garrafa de cerveja de 600 ml e com teor alcoólico de 4%, por exemplo, a equação ficaria [(600 x 4) : 1000] = 2,4. Ou seja, uma garrafa de cerveja é equivalente a 2,4 doses de álcool.

-

American Academy of Neurology

Nenhum comentário:

Postar um comentário