domingo, 9 de maio de 2010

A INFLUÊNCIA DO FUMO SOBRE A SAÚDE BUCAL

O sorriso na vida de um indivíduo, influencia na sua auto estima devido ao fator estético dos dentes brancos e gengivas saudáveis.
Algumas doenças podem entretanto prejudicar a saúde bucal, pois comprometem dentes e gengivas.Nesses casos o indivíduo torna-se introspectivo, pela vergonha de sorrir, para não expor a falta de dentes e o mau hálito.
Dentre as doenças bucais destacamos a Periodontite.Sua causa é bacteriana, que devido a uma higiene inadequada, desencadeia um processo inflamatório e/ou infeccioso nas gengivas.Esse processo causa sangramentos e perdas ósseas, e dessa forma, o osso que sustenta os dentes na boca, é perdido, abalando os mesmos desencadeando mobilidade e posteriormente sua perda.
A Periodontite, envolve vários fatores e dentre eles podemos destacar o Fumo(tabagismo), pois acelera e agrava a instalação da Doença Periodontal.Efeitos podem ser citados como :
- dificultar a ação de células que participam na cicatrização das gengivas.
- Alteram e dificultam a ação das células de defesa e na produção das mesmas, pelo sistema imunológico.
- Irritação dos vasos que nutrem as gengivas de sangue.
- Viscosidade da nicotina sobre os dentes favorece a aderência de placa bacteriana.
LEMBRE-SE :
Ignorar o aconselhamento do dentista pode resultar em prática de higiene bucal ineficiente, favorecendo o desenvolvimento da Doença Periodontal. Dr. Rodrigo Martini Michelini
Cirurgião- Dentista-CROSP 74-242
rodrigomm18@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário