quarta-feira, 25 de maio de 2011

Dia Mundial sem Tabaco - 31 de maio

O Núcleo de Prevenção/GEC realizará no próximo dia 27 de maio, sexta-feira das 9h00 às 14h00, no Setor Comercial Sul ação a exemplo do que irá acontecer na Avenida Paulista, em São Paulo em comemoração ao dia 31 de maio: Dia Mundial sem Tabaco.

Nesse dia, Profissionais de Saúde da SES/DF com pás de lixo e vassouras nas mãos irão recolher as pontas de cigarros espalhadas pelo Setor Comercial Sul como uma forma de conscientizar a população sobre os malefícios do tabagismo.

Serão realizados também outros serviços tais como: shows, esclarecimentos à população sobre o Tratamento do Tabagismo, além de distribuição de materiais informativos. Serão feitos exames de pico de fluxo pulmonar para avaliar a capacidade respiratória; teste de dependência de nicotina e dosagem de monóxido de carbono no ar expirado pelos pacientes e também prevenção de câncer de boca. Este evento esta sendo realizado em parceria com a Vigilância Sanitária e o SESC/DF.

No dia 30 de maio profissionais da VISA/DF abordarão a população local no semáforo da Rodoviária do Plano Piloto, com distribuição de material educativo sobre o controle do tabaco.

E, no dia 31 de maio, no Senado Federal, acontecerá o Fórum das Entidades Médicas sobre o Tabagismo, com o objetivo de promover o debate dos projetos de lei em tramitação no Senado Federal sobre a promoção de ambientes livres do tabaco enquanto problema de saúde pública e de relevância social, com foco na Convenção-Quadro para Controle do Tabaco.

Serão apresentados painéis das evidências cientificas sobre os efeitos para a saúde causada pela exposição à fumaça ambiental do tabaco com especialistas das entidades médicas.

O Fórum será realizado no auditório Antonio Carlos Magalhães do Interlegis, Anexo E Senado Federal (acesso pela via N2). Inscrições deverão ser feitas pelo e-mail sbpt@sbpt.org.br , ou pelo telefone 0800 616 218.

O tema escolhido para este ano pela Organização Mundial de Saúde para comemorar a data foi: Três maneiras de salvar vidas, Conheça a Convenção, Quadro para o Controle do Tabaco informe-se! www.inca.gov.br

Fórum de Tabagismo

A Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT) em ação conjunta com as Sociedades Brasileiras de Cardiologia, de Pediatria, de Oncologia, de Nefrologia; a Associação Médica Brasileira, o Conselho Federal de Medicina e outras entidades médicas, realizarão no dia 31 de maio 2011 o FÓRUM DAS ENTIDADES MÉDICAS SOBRE TABAGISMO que acontecerá no Auditório Interlegis do Senado Federal, em Brasília, das 14h00 às 18hh00.

O objetivo principal do Fórum será o de promover o debate sobre os projetos de lei em tramitação no Senado sobre a promoção de ambientes livres de tabaco, enquanto problema de saúde pública e de relevância social. Além disso, o Fórum se propõe a apresentar um painel das evidências científicas sobre os efeitos para a saúde causados pela exposição à fumaça ambiental de tabaco com especialistas das entidades médicas.

O público alvo do Fórum são os presidentes e representantes das entidades e sociedades médicas e da área de saúde; representantes do poder executivo (Casa Civil, Ministérios da Saúde, Educação, Desenvolvimento Agrário, Trabalho); do Congresso Nacional; Ministério Público; do CONASS, do CONASEMS e de organizações da sociedade civil, e público em geral.

Programação ação educativas

27/05 - Em frente ao BRB Alocultura - 10:00 - 12:00 - Atividade de prevenção do câncer Bucal e exames sobre a capacidade pulmonar

27/05 - Em frente ao BRB Alocultura - 12:00 - 12:20 - Palestra sobre a Prevenção de Tabagismo

27/05 - Em frente ao BRB Alocultura - 12:00 - 12:20 - Performace do Grupo de Teatro e Palestra

Palestra na Unidade Mista de Saúde Taguatinga

O Centro de Referência de Atendimento ao Fumante da Unidade Mista de Saúde Taguatinga (UMST) vai realizar no dia 02/06 o evento em comemoração ao Dia Mundial sem Tabaco.

Na ocasião o participante poderá prestigiar palestras e conferir a entrega dos certificados aos ex-fumantes. As comemorações vão acontecer no auditório do UMST.

O Programa funciona desde 2004, já recebeu visita de Equipe da Organização Mundial da Saúde(OMS) , com o intuito de conhecimento da metodologia utilizada no processo de atendimento.

Programação:

14:00 - Abertura - Equipe da UMST-TAG-SES DF
14:20 - Palestra: Saiba o que é a convenção quadro para o controle do Tabagismo - Dr: Francisco Leal e Ass. Social Francimery Bastos
15:00 - Entrega de certificados a ex fumantes e depoimentos
16:00 - Entrega de camisetas: Conheci a liberdade, de verdade. Fumar pra quê?
16:30 - Coquetel

Ascom-SES/DF

Fonte:GDF

Nenhum comentário:

Postar um comentário