Muito se fala sobre a restrição ao fumo em ambientes fechados. Saiba como definir a política da sua empresa sobre o assunto
Por Juliana Belda
O debate sobre a restrição ao fumo no Brasil ganha cada vez mais força. Mais do que se ajustar à lei, as empresas estão descobrindo que criar uma política sobre o assunto pode contribuir para a sua produtividade e imagem.
Pesquisa realizada pelo Grupo Catho mostrou que funcionários fumantes acendem em média oito cigarros por dia. As saídas do escritório podem roubar tempo do trabalho. Talvez por esse motivo 81% dos 4.100 selecionadores de pessoal entrevistados no levantamento preferem candidatos que não fumem.
Mas negar a admissão de fumantes ou demiti-los pode resultar na perda de bons candidatos, além de ser discriminação. O melhor é definir uma conduta em relação ao tabaco, que pode ir da permissividade à proibição total, de acordo com a necessidade da empresa.
A lei nacional proíbe o uso do cigarro em qualquer estabelecimento fechado, com exceção dos fumódromos. No entanto, as salas destinadas ao fumo estão em desuso – e até proibidas em locais como São Paulo -, pois especialistas dizem que não há sistema de ventilação eficiente contra o tabaco. Por isso, as empresas vêm transferindo o fumódromo para áreas externas.
Essa medida pode resolver o problema de qualidade do ar, mas nem sempre é solução para a perda de tempo do trabalho de funcionários fumantes. Uma opção para o problema é proibir saídas para fumar durante o expediente, permitindo apenas nos intervalos.
A política de sua empresa em relação ao tabaco também pode afetar a imagem transmitida ao público externo. A multinacional Johnson & Johnson, por exemplo, proibiu o fumo em todas as dependências da empresa, inclusive nas áreas externas, por ser uma empresa ligada a produtos de saúde e higiene. Se isso pode ser importante para o seu negócio também, veja o passo a passo a seguir:
Eleja um gerente respeitado por todos para implementar a política de ambiente 100% livre do fumo
Forme um grupo de trabalho composto por diversas áreas para coordenar e implementar o projeto
Reúna informações fazendo pesquisas sobre o nível de tabagismo dos funcionários da sua empresa e as utilize para conduzir a estratégia da nova política
Anuncie previamente o programa e o cronograma de implementação para os funcionários
Mostre as razões da medida e seus futuros benefícios por meio de um plano de comunicação
Prepare-se para as mudanças físicas: remoção de cinzeiros e eliminação dos fumódromos
Busque feedback dos funcionários
*Fonte: Manual para Ambientes de Trabalho Livre do Fumo da Aliança de Controle do Tabagismo.
Pequenas Empresas & Grandes Negócios.
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